יהושע NOSSO MASHIACH יהוה


Por Rav Moshé Yoseph Koniuchowsky
Traduzido por: Sha´UL Lamunier BenYahwdah
Teólogo YaHWd Netzari - Graduado pelo CATES - Centro Avançado de Teologia Ensinando de Sião, Filiado ao MJBI – Messianic Jewish Bible Institute e ao NetivYaH Bible instruction Ministry - YaHWshalayim.
terça-feira, 08 de novembro de 2012
EDIÇÃO EXTRA ESPECIAL

יהוה PODE SER ENTENDIDO 

O assunto do lugar do Mashiach יהושע no Echad de Israel continua como um dos temas mais candentemente debatidos em nossos dias. No entanto, não tem que ser assim. A Escritura é muito clara quanto ao lugar de יהושע no Pai יהוה, bem como o Ruach HaKódesh e seu lugar em יהוה. E essa é a chave! Eles emanam ambos do Pai יהוה e nenhuma parte de יהוה pode viver aparte do Pai יהוה, já que Ele e somente Ele é a fonte de todo poder e redenção. Aparte do Pai יהוה, יהושע a Palavra de יהוה não existe e não pode fazer nada.

A MANIFESTAÇÃO INICIAL DO PAI

O propósito deste ensino é mostrar claramente que ambos, o Salvador e o Ruach, são claramente יהוה, mas nunca como três pessoas. Ainda que os concílios doutrinares de representação humana declare que יהוה é uma trindade de pessoas, a Escritura não o declarou assim e proibi estritamente tal especulação. Há muitos artigos sobre as origens históricas da trindade pagã de três pessoas separadas, mas iguais e nós não trataremos de explicar melhor o que tem sido bem documentado em outros lugares. Também mostraremos como o modealismo ou "יהושע único" em diferentes modos é igualmente tão errôneo como a trindade da composição humana.

Claramente estamos tratando com dois aspectos eternos do Alhym de Israel. UM É O Pai E O OUTRO É O FILHO! Ao entender a relação entre eles, podemos então entender sua relação conosco seus filhos.

יהושע preexistia antes de sua primeira aparição (chegada) à terra. Em Mishlé (Provérbios 30:4) vemos a יהוה Alhym e a Seu Filho definidos como sendo ambos parceiros na criação. O hebraico diz: "Mas shemó ma shem Benó ki tadáh?" De modo que o fato da preexistência do Mashiach יהושע era um fato estabelecido que tinha a atenção de Salomón. Agora, como estamos a ponto de descobrir, o Filho de יהוה foi produzido antes de ser engendrado. Ou, em outras palavras, ele sempre existiu no regaço do Pai. Mas Ele não foi produzido pelo Pai, até que o Pai o falou! Sendo que יהושע estava no regaço do Pai (Yochanan 1:18), diz-se que Ele é o Filho eterno! No entanto, oficialmente não chegou a ser o Filho até que o Pai יהוה o expos e o apartou de seu regaço e o pôs no cosmos. Vemos este surpreendente entendimento confirmado por Rav Shaúl em Colosenses 1:15, onde a יהושע não somente se declara a semelhança do Pai invisível bem como o primeiro ato de manifestação pessoal do Pai יהוה. Note que יהושע não é o primeiro ato de criação do Pai. Porque verdadeiramente יהושע NUNCA FOI CRIADO! Isso é e sempre será uma heresia! O termo primogênito é prototókos em grego, o qual significa (#4416, de 4413 em Strong), a principal manifestação do Pai, que teve lugar ANTES DE TODA CRIAÇÃO! O Mashiach יהושע foi o resultado visível da primeira vez que o Pai decidiu arrojar em um modo novo e sem precedentes e assim se tomou a Si mesmo ou Seu regaço e causou que saísse a Palavra injetada. Ao sair do regaço do Pai, יהוה, podemos ver por que se diz que a Palavra veio de sue regaço, por meio de ser produzida ou saída do Pai. “Ser produzido” e “ser engendrado/gerado" não é o mesmo conceito e a não ser que entendamos essa diferença crucial, muitos crentes seguirão confundidos. A declaração de que foi produzido" foi um evento na eternidade passada, que você e eu não presenciamos, ao princípio do propósito de יהוה para se revelar ao cosmos. Yochanan 1:14 faz referência a esta Palavra que foi produzida na eternidade passada e entrou no mundo, a fim de ser engendrada/gerada dentro da humanidade.

DO REGAÇO DO PAI

Em Yochanan 1:1 a Escritura mostra-nos que esta manifestação primogênita inicial de יהוה, foi Sua própria Palavra que emanou de Seu próprio regaço ou de Seu coração. Antes de que a Palavra fosse enviada ou produzida, estava com Alhym, como uma parte eterna E INTERNA de Alhym. Portanto a Palavra era o mesmo Alhym! Por todo tempo que יהוה havia existido, Sua Palavra havia residido nele, já que Ele e sua Palavra são inseparáveis, o contrário do que tem feito ou ensinado a assim chamada "igreja." Sendo que יהוה não tem princípio, também não tem Sua Palavra e tanto o Pai como Sua Palavra (não 2 pessoas), existiam um no outro, o menor residindo dentro do maior. Quando o Pai יהוה libertou Sua Palavra de seu regaço, ele produziu Sua própria Palavra no que parecia como um ato de criação, mas não o era. Foi uma simples transferência da Palavra enxertada que morava nele desde um marco interno para um marco externo. Uma vez libertada do regaço, ela desatou seus poderes criativos integrados sobre o universo e assim criou todas as coisas. Colosenses 1.16 confirma esta libertação da energia de Sua Palavra falada e todas as coisas vieram a estar sujeitas a Sua Palavra, a qual foi a primeira manifestação de sua auto-contida glória. Uma vez que essa glória foi retirada de seu contendedor, todas as coisas que Sua Palavra criou, vieram a ser propriedade de Sua Palavra e através dele, a propriedade do Pai. Por isso é que יהושע disse muitas vezes que "todo o que tem o Pai é meu e todo o que eu tenho é do Pai" (Yochanan 17:9-10).

SUA PALAVRA É A BASE QUE SUSTENTA

A razão pela qual o universo não se destrói é que a Palavra que é o vínculo de יהוה e sua omnipotência, mantém todas as coisas unidas segundo Colosenses 1:18. Em sua eterna Palavra preexistente, residem todos os poderes do Pai. Devido a esta verdade Rav Shaúl pôde proclamar em Colosenses 2:9 e Colosenses 2:3 que em Sua Palavra mora toda a plenitude do poder e autoridade dados pelo Pai, bem como todo o conhecimento e a sabedoria do Pai. Sendo que o Pai tem dado todo o poder, autoridade e sabedoria a Sua Palavra, Sua Palavra é igual ao Pai em Poder, força e sabedoria. Tendo dito isto, no entanto, é muito necessário recordar que Sua Palavra nunca deve ser confundida com o Pai, já que numerosas vezes na Escritura ao Pai se lhe chama o Alhym do Mashiach e mesmo יהושע proporciona muitos lembretes de que o Pai era, é, e sempre será, maior do que é Ele. (Yochanan 20:28, 1 Cor.15-24-28, Efesios 1:3, Efesios 1:17, Efesios 4:6). Este é o maravilhoso mistério ou segredo oculto em muitos aspectos no Primeiro Pacto. Que Alhym nosso Pai não foi o Criador e sim que decidiu produzir Sua Palavra e permitiu que sua Palavra fizesse todas as coisas, de maneira que em todas as coisas o Pai fosse visto como o Maior, o que permitiu que Sua Palavra fosse produzida em primeiro lugar.

PRODUZIDA E NÃO CRIADA

Yochanan 1:18 torna completamente claro que uma vez que Sua Palavra foi PRODUZIDA, O Pai יהוה imediatamente nomeou a sua recém formada manifestação de Si mesmo com o título do FILHO, ou MEU FILHO. Não devemos perder o enfoque deste importante ponto neste momento. יהוה mesmo chamou ou melhor RENOMEOU a Sua Palavra como "O FILHO!" A Escritura diz que a Palavra foi chamada o FILHO e o Filho foi chamado יהושע, (pois que Pai não põe nome a Seu Filho, com um nome reconhecível?) Provérbios 30:4 faz claro que o Filho tinha seu nome ANTES DE SER ENGENDRADO no ventre de Miriam em Bet’Lehem, como também Miquéias 5:2, onde se descreve o Governador de Israel como "produzido" de e para יהוה o Pai na eternidade passada! A inabilidade de entender que יהוה produziu a seu Filho por meio de tira-lo de seu próprio regaço, antes de sair do ventre de uma mulher, é o que continuará confundindo aos que escolhem ser confundidos. יהוה "produziu" de uma maneira que não é conhecida para nós como humanos e por isso é que nós enredamos tanto as coisas em nossas doutrinas, especificamente em nossa cristologia.

DANDO NASCIMENTO A SUA PRÓPRIA PALAVRA ESTABELECIDA

יהוה deu nascimento ou libertou a Sua própria Palavra estabelecida por meio de introduzir no universo e então re-nome-á-la como o Mashiach יהושע. Permita-nos reforçar outra vez que isto não é um ato de criação efetuado sobre יהושע, ou de "um" יהושע, como muitos ensinam e sim uma emissão da eterna Palavra a partir de seu regaço e depois a RE-NOMEAÇÃO DE SUA PRÓPRIA PALAVRA como יהושע, como recompensa da perfeita obediência de יהושע (a qual Ele teve que reaprender após Sua encarnação como o theánthropos segundo Hebreus 5:7-8) ao criar o cosmos, segundo o inteiro padrão estabelecido pelo Pai. Logo o Pai יהוה pergunta a David e a seu filho Salomón, se algum deles entende que Seu Filho obteve Seu próprio nome do Pai יהוה, como recompensa por sua fidelidade na exitosa criação do cosmos. (Génesis 1:31). Esta preexistência da renomeação de Sua Palavra como o Filho יהושע, o qual viria à terra, é chamada pelo Pai יהוה a TORAH DO ETERNO FILHO PRODUZIDO, segundo o Salmo 2:7. PRODUZIR significa obter como o faz uma parteira. De modo que vemos o Pai neste eterno e insólito papel maternal, como um parteiro para Seu Filho, tal como Yokhéved usou de uma parteira (Éxodo 1:17-21) no parto de Moshê, o redentor da Torah. A fim de que os crentes sejam favorecidos e recebam imortalidade na primeira ressurreição pré-milenial, (não arrebatamento) se nos diz que beijamos o FILHO preexistente, cumprindo assim com a mitzváh da Torah de "venashkú bar", ou beijar o Filho de יהוה (Salmo 2:12). No Salmo 2:8 vemos que o destino do Filho é herdar a terra junto com todas as nações israelitas (Gene.48:19). Quando nos refugiamos totalmente nesta Torah do Filho preexistente, anteriormente a Palavra de יהוה, evitaremos a ira de יהוה (Salmo 2:12). Este mesmo verso é citado em cinco lugares na Brit chadashá, usando o equivalente grego gennáo, (#1080 em Strong) todos com o significado de um nascimento ou um broto. Yochanan 1:14 recorda-nos que foi esta Palavra/יהושע quem veio a ser carne e viveu em Israel entre nós. Note a parte B deste fascinante versículo. Aquilo que nosso povo Israel viu realmente no primeiro século, foi a glória do que foi produzido pelo Pai na eternidade passada (Isaiah 60:1-3)! O processo mediante o qual nós chegamos a contemplar esta glória do "yalad ben" ou Filho engendrado se chama engendramento ou encarnação do Kadosh "Produzido" dentro deste mundo. Portanto o Mashiach יהושע, a Palavra de יהוה, fez-se visível para a humanidade mediante o ventre de Miriam. Esse nascimento não foi uma produção, mas simplesmente um engendramento ou uma concepção humana sobrenatural, mediante o poder de יהוה, conhecido também como o Ruach HaKódesh do Pai (Atos 1:4)!

O Salvador Preexistente

Em Revelação 3:14, ao eterno Filho/Palavra יהושע é chamado o principio de יהוה ou o começo das manifestações do Pai, ou a primeira, primária e mais elevada ou principal manifestação do Pai, em uma corrente de muitas manifestações futuras por parte do mesmo Pai omnipotente. O Originador é sempre maior que Sua manifestação, independentemente do plano no que se revele essa manifestação! יהושע é a Palavra e é a primeira emanação saída do regaço de יהוה, e também é conhecido como a cabeça ou a principal (arjé #746 em Strong) ou a primária manifestação tanto em sequência como em poder, de tudo o que o Pai יהוה é e sempre será. O Pai era maior que יהושע na eternidade passada, como segue sendo hoje e será na eternidade futura (I Corintios 15:24-28).

Há hereges jactanciosos, enganosos e purulentos que tomam turnos para negar a preexistência de יהושע como Sua Palavra. O que segue são algumas munições escriturais para os verdadeiros crentes, para que se defendam com a espada da Ruach. A última coisa que precisamos nos círculos messiânicos são mais rabinos, líderes e laicos, que caiam como presas de SATAN, o qual anda ao arredor como leão rugindo para devorar a nosso movimento. Ainda que não podemos fazer concessões para as três pessoas, a trindade de três cabeças, também não podemos fazer concessões para nenhuma heresia que negue a preexistência de יהושע! Em Yochanan 6:62, em resposta à dureza e incredulidad de alguns talmidím, יהושע desafiou-os dizendo-lhes: E daí se vêem ao Filho do Homem ascendendo a onde estava antes?" Em essência o Mashiach יהושע diz-lhes que Ele pode, se quer e quando queira, lhes mostrar sua existência prévia como a Eterna Palavra de Seu Pai, (não o Pai) quem veio a ser o Filho, muito antes de vir a esta terra em Bet’Lehem. Em Bet’Lehem o Filho preexistente veio a ser oficialmente o Governador de Israel. Em Yochanan 3:16 יהושע afirma claramente que ninguém jamais pôde ter decido do céu, inclusive o Pai, senão somente o Filho. Se o Filho não tivesse preexistido como a Palavra de יהוה, nunca teria podido fazer este surpreendente reclamo!

Em Yochanan 8:23 o Mashiach יהושע afirma: "Eu sou de acima," lhes recordando a Seus talmidím Suas origens. HaAdón יהושע em Yochanan 6:46 reclama ser de ou para Alhym. Isto significa literalmente "junto a" Alhym, antes de descer como o pão da vida (Yochanan 6:50-51). Ele como o pão de vida desceu de Sua Glória anterior em preexistência e veio a ser nosso pão da vida eterna. Em Yochanan 8:58 יהושע reclama que "Antes que Abraham fosse, ‘EU SOU,’" ou literalmente: Egó Eimí (#1510 em Strong) EU JÁ EXISTIA!!! Em Yochanan 6:37 o Mashiach יהושע anuncia a nosso povo Israel que Ele tem visto a forma do Pai. Se o Pai nunca saiu do céu, o assento de Sua glória, onde mais pôde יהושע seu Filho/Palavra ter visto a forma espiritual do Pai, a não ser que Ele mesmo tenha sido uma testemunha ocular dessa forma, no terceiro céu?

Em Yochanan 1:1 diz-se que o lógos esteve COM Alhym. A palavra "com" é a palavra grega "pros" e literalmente significa ao lado de ou junto a. O lógos estava tão próximo do Pai que reconhecia a forma do Pai. יהוה fez-se pai de sua Palavra que estava junto a Ele. (Provérbios 8:24, 30). Yochanan Hamatbíl, (Yochanan o Batista) nasceu fisicamente antes do Mashiach יהושע. No entanto afirmou que "Ele [יהושע] existia já antes que eu," em Yochanan 1:15. Sendo que isto não é verdadeiro quanto ao nascimento natural de יהושע, porque Yochanan nasceu seis meses antes que יהושע, então Yochanan Hamatbíl estava seguramente falando sobre o eterno âmbito da Rauch, vendo que יהוה e seu Filho são ambos Ruach (Yochanan 4:24). Vemos também em Yochanan 17:5 que HaAdón יהושע faz clara referência a que recebeu a Glória do Pai, quando o Pai tomou Sua própria Palavra e O glorificou ao o produzir e o estabelecer como o Filho יהושע e era e é o único Filho produzido de Seu amor. Toda essa ação que nós não presenciamos, se realizou antes de que יהוה-יהושע criasse o mundo. Ele teve que ter sido glorificado no começo (arjé) de Sua atividade criadora. O Pai transferiu Sua Palavra à manifestação conhecida como יהושע, bem como se diz mais tarde que o Pai יהוה nos transferiu a nós das trevas ao Reino do Filho (Colosenses 1:13). Yochanan 17:18 confirma mais esta verdade. O padrão escritural de re-nomear a um indivíduo ou pessoa como recompensa pela obediência a um chamado ou um propósito, é uma conduta que יהושע aprendeu de seu Pai, quando como a Sua Palavra Se lhe deu um Nome e foi produzida como o Filho. (Mat. 16:18, Gene. 32:28).

II Pedro 3:1-7 fala de homens inexperientes que crêem em uma Trindade papal idolátrica de três cabeças, os chamando ignorantes do simples e singelo ato de que a Palavra/יהושע Alhym, criou os céus e a terra que agora existem, enquanto preserva os mesmos céus e terra para os futuros julgamentos do "Dia de יהוה." Rav Shaúl confirma que as inescrutáveis riquezas do Mashiach só podem se compreender por aqueles que O vêem como verdadeiramente ELE é. "A participação do mistério que tem estado oculto desde a fundação do mundo e tem estado OCULTO EM ALHYM, [o Pai] que criou todas as coisas pelo Mashiach יהושע (Efesios 3:8-9)." Sem a revelação deste mistério previamente oculto dentro do regaço de יהוה o Pai, sendo o Mashiach esse mistério, ninguém pode ver ao Filho como o Criador/Palavra do Pai, e que no entanto não é uma pessoa separada do Pai. Esta é a chave da fraternidade piedosa (o mistério de comunhão) apartado das pagãs influências das seitas trinitárias. Este mistério detalha-se mais em Filipenses 2:5-7, onde se diz que יהושע tem sido Sua Palavra com uma "morphe" compartilhada, ou uma natureza compartilhada e igual "isos,," ou exatamente como o Pai, e no entanto não é o Pai, e não é uma SEGUNDA PESSOA DIFERENTE!

No Salmo 110:1, ao que está ao lado de יהוה se lhe chama o Adón ou Amo de David. Segundo Hebreus 1:14 somente o Filho de יהוה senta-se à direita de יהוה. O ocupante dessa posição ou trono chama-se יהוה no Salmo 110:5. יהוה [Palavra/Filho] a tua destra [do Pai]! Em Hebreus 1:2 vê-se o Filho como o Criador. יהושע é o mesmo Criador após ser produzido" como o Filho. Antes da criação Ele era conhecido simplesmente como a interna Palavra de Alhym. Hebreus 1:3 reafirma que יהושע a Palavra vivente sustenta todas as coisas por seu poder criativo para que não se destruam. Hebreus 1:3 chama a יהושע a EXATA Ou PRINCIPAL ou inicial representação revelada do Pai. Note que ele não é uma Segunda pessoa e sim a principal e primária expressão de Seu Pai. E sendo que Sua Palavra é יהוה, יהוה é Sua Palavra e יהושע é a mesma Palavra, então יהושע é יהוה! Ainda no final da Grande Tribulação, יהושע regressa do céu em Revelação 19:10, como a Palavra de יהוה, que vem a ressuscitar a seus filhos crentes. Ainda hoje em dia e ainda na era vendoura, Ele segue sendo a eterna, glorificada e encarnada Palavra de יהוה!

UMA VOLTA A SEU ANTIGO LUGAR!

Ao ser convidado a sentar-se à destra do Pai, יהושע MERAMENTE REGRESSOU A SEU LUGAR DE HONRA, o "pros" de seu Pai e não ocupou um novo assento criado para o Mashiach após sua ressurreição física (Oseas 5:15, Yochanan 6:62). Hebreus 1:5, confirma que Sua Palavra não veio a ser o Filho até que o Pai decidiu glorifica-lo por meio de ungi-lo e o honrar como Seu Filho, mais bem que meramente como Sua Palavra. Primeiro o filho esteve glorificado no céu e depois glorificado na terra por sua ressurreição. Ele regressou ao céu a seu ANTIGO ASSENTO, o qual o Pai sem dúvida manteve quente para seu Filho "produzido" que regressava! Hebreus 1:8-10 e Salmo 45:6-7 confirmam que יהושע não assumiu ou ascendeu no trono pela primeira vez como o Filho fisicamente ressuscitado. O trono era eterno e preexistia junto ao trono do Pai, na eternidade passada. Como está escrito: "Ao Filho disse: ‘Teu trono, oh Alhym, é eterno e para sempre [de eternidade a eternidade]." Hebreus 1:10 confirma que יהוה "produzido" à destra de יהוה, é o verdadeiro Criador.

Daniel vê ao Filho do Homem no Trono do Pai, ou a seu lado, em Daniel 7:13-14, 580 anos antes de seu nascimento em Bet’Lehem. Tanto יהושע como seu trono são eternos, afirmando assim a יהושע como יהוה, em vista de que seu trono é igualmente eterno com o do Pai! Salmo 33:6, confirma à Palavra/יהושע como o Eterno Criador.

SÓ יהוה PODE CAMINHAR SOBRE A ÁGUA

Em Yov 9:1-8, יהוה somente descreve-se como tendo a habilidade de caminhar sobre as ondas da água, já que Ele as fez e como tal sabe exatamente como caminhar sobre elas, desafiando assim a lei da gravidade. Em Mateus 14:25-26, יהושע provou que Ele era יהוה quando caminhou sobre o mar da Galilea! Em Isaiah 44:24 C&D&E, diz que יהוה é o Criador. Esse mesmo Criador diz que é o Salvador da humanidade, que não ha "NINGUÉM JUNTO A MIM," ou nenhuma SEGUNDA PESSOA A MEU LADO, seja na salvação ou a Criação da nação de Israel!!!(Isaiah 60:16).

O Filho de יהוה, a primeira manifestação produzida do Pai, é chamado com frequência a "destra" de יהוה, sendo que essa é sua posição tanto antes como após sua encarnação. O Salmo 110:5 chama o braço direito ou lado direito de יהוה o Pai, יהוה ao lado direito de יהוה ou o braço direito de יהוה. Isaiah 52:10 chama o braço direito de יהוה, o instrumento de salvação de יהוה ou o preexistente יהושע. Em Isaiah 53:1 יהוה o Pai promete descobrir a יהושע o preexistente Filho por meio de revelar o "יהוה produzido" a seu próprio lado/braço direito a todo o Globo. Isaiah 59:1-16 fala muito do Filho eterno, como o braço direito ou Filho terrenal engendrado da salvação do Pai.

O Mashiach יהושע previamente conhecido no céu como o lógos, ou o davár, tinha que ser יהוה Mesmo. Em Isaiah 43:10 יהוה faz claro, que ele não formou a יהושע nem criou uma segunda pessoa ou Alhym menor. "Antes de mim não foi formado nenhum EL e não o terá após mim." יהושע como o Filho de יהוה nunca foi criado nem formado. Mais bem Ele foi simplesmente manifestado desde o regaço do Pai a um papel renovado. Como Salvador seu papel mudou, como mudará uma vez mais quando vier para reunir completamente ambas casas de Israel, no final desta era, fazendo da morte seu último inimigo derrotado. Então a "Nova Era," ou era- vindoura, o Olám Habáh, o verá lhe entregar Seu reino ao Pai, quando Ele mesmo se sujeite ao único em ser excetuado de estar abaixo da autoridade de יהושע. A Palavra que se descreve como sendo produzida como o filho de יהוה, não viola a integridade do texto que se encontra em Isaiah 43:10, o qual descarta que יהושע tenha sido criado ou que seja Mikael o vitorioso menino anjo da Watchtower Bible and Tract Society.

O Mashiach יהושע nunca foi formado nem criado. Diz-se que ele é o א/Aleph e o ת/Tav, como o é Seu Pai, (Revelação 1:6, 1:11, 22:13, 21:6,) e Hebreus 12:2, onde יהושע é o Criador e Culminador da fé de Abraham, Isaac e Israel. No hebraico de Génesis 1:1 está escrito: "Bereshít bará Alhím "áleph-tav" hashamáyim veet haáretz.." Ou no princípio Alhym criou ["produziu" ao Aleph-Tav] conhecido hoje em dia como o Mashiach יהושע. De novo, esta tradução não implica a יהושע como um ser criado senão mais bem como produzido do regaço do Pai para ser Seu Aleph-Tav. O Filho eterno vinho a ser o "primeiro e o último da Brit chadasháh, engendrado em Nazaret, nascido em Bet’Lehem, para assumir o papel terrenal, como a manifestação do invisível Aleph Tav celestial! Aleph Tav é tanto uma descrição da eternidade do Pai יהוה como um adjetivo usado para descrever o papel terrenal do Filho. יהושע nunca foi criado e sim muito bem produzido a partir da existente substância e essência do regaço de Seu Pai, tal como Adam, quem não foi em realidade criado da nada  e sim TOMADO e "produzido" da essência existente ou do regaço da terra e chamado ADAM. Se você pode compreender o relato de Génesis 2:7, verá uma excelente analogia de como exatamente יהוה PRODUZIU a Sua própria Palavra.

MOSHÊ E יהושע

Em Yochanan 5:39 HaAdón יהושע reclama que na Torah, Moshê escreveu a respeito dele extensamente. Por isso ele se surpreendeu de que os israelitas que estavam tão familiarizados com os escritos de Moshê, não podiam ver àquele de quem Moshê especificamente escreveu. No entanto aqui está o ponto! Moshê nosso mestre escreveu a respeito do vindouro Mashiach יהושע. Sendo que há muito poucas profecias messiânicas específicas na Torah, a maior parte da Torah fala de יהושע como a eterna e preexistente Palavra, entregue a Israel no Sinai. A Palavra de Israel entregue a Moshê no Sinai, fala e testemunha de יהושע em cada versículo, já que יהושע é a Palavra de Seu Pai produzida como o Filho na eternidade passada e mais tarde concebida como o engendrado do Pai, no ventre de Miriam. Os escritos proféticos não messiânicos de Moshê falam claramente de יהושע e portanto Moshê tem por definição que ter escrito a respeito da realidade pré-encarnada de יהושע. A Palavra Vivente do Pai que o visitou por 40 dias em Horeb. Do mesmo modo יהושע, a mesma Palavra Vivente encarnada, visitou a seus talmidím no Oliveto por 40 dias! Ambas visitações tiveram lugar após três dias de preparação!

De fato, Moshê sempre entendeu a PALAVRA VIVENTE COMO יהוה, como se vê por exemplo tão perfeitamente em Deuteronômio 5:5. Diz-se que Moshê parou entre o Pai יהוה e Israel para declarar a Israel A PALAVRA DE יהוה ou a PALAVRA "PRODUZIDA" DE PARTE DE יהוה, PARA ISRAEL! Esta cena repete-se muitas vezes através da Torah! A cada vez que Moshê entregava fielmente A PALAVRA PRODUZIDA de parte do Pai יהוה, estava recebendo uma mensagem diretamente através do Filho para o dar a Israel! Em Yochanan 5:46 יהושע declara que: "Moshê escreveu de mim." Podemos ver que quase todos os escritos de Moshê se referem ao estado pré-encarnado de יהושע (sendo Deut. 18:18 uma exceção). Esta "Palavra de יהוה" à que faz referência Moshê, valida mais a existência eterna do Filho como a Palavra. Moshê escreveu a respeito de יהוה Mesmo como sendo a única Rocha de Salvação de Israel (Deut. 32:3-4) e Rav Shaúl identificou ao Mashiach יהושע o Filho, como a mesma Rocha de Salvação à que fez referência Moshê (1 Corintios 10:4).

DISCERNIMIENTO ADICIONAL

O Pai יהוה sempre trabalha através do Filho. Fazer antes do amanhecer do tempo. Fazer para a criação do tempo. Fazer no Primeiro Pacto e ainda o faz para o Pacto Eterno Renovado. Em Génesis 19:24 vemos a יהוה na terra, (o Filho engendrado) após jantar com Abraham, ordenando que baixasse fogo e enxofre de יהוה desde o céu. Um יהוה. O Pai no céu! O Filho na terra! Ambos trabalhando em perfeita harmonia! יהושע disse que Ele e o Pai são um, (MIA) sempre trabalhando juntos em perfeita harmonia e acordo (Yochanan 10:30). Em Yochanan 10:33 a falsa acusação contra o Mashiach foi que Ele estava reclamando ser o Pai-Alhym de Israel. Primeiro יהושע recorda-lhes que ser Alhym não significa que ele reclame ser o Pai. Ele recorda a estes israelitas que todos os israelitas são chamados Alhym no Salmo 82:6, como o foram os juízes de Israel, como recordação de que qualquer que recebe a Palavra de יהוה vem a ser Seu filho (Yochanan 1:12). Tal indivíduo é fortalecido para converter-se em um poderoso, ou elohím na fé. Mais importante, יהושע nega a falsa acusação por meio de reiterar sua verdadeira posição. Sua posição encontra-se em Yochanan 10:36, onde Ele ancora seu reclamo como o FILHO DE יהוה e não como o Pai יהוה! Ele está acusando aos incrédulos de citar mau Seu reclamo. De modo que determina-se a chamar a יהושע o que יהושע mesmo se chamou. Não uma Segunda pessoa com o Pai na dimensão celestial, e sim como Sua Palavra que foi produzida como o FILHO e concebida no ventre de Miriam, como o engendrado de יהוה. O ventre de Miriam não o fez "O Filho," mais bem seu ventre engendrou mais tarde a "ELE" Filho dentro do âmbito visível. Qualquer cientista lhe dirá que a matéria pode se transferir ou rearranjar em uma forma de energia, mas nunca se destruir verdadeiramente.

Com frequência vemos ao Pai e ao Filho em forma de Ruach eterno, em passagens tais como Isaiah 43:11, onde as palavras hebreias anokhí, anokhí,, Eu, Eu, ou Eu ainda Eu, se vê como sendo ambos יהוה e sendo ambos o Salvador. Este conceito de Eu e Eu, ou de Eu ainda Eu, se encontra em Deuteronômio 32:39, onde יהוה fala de Si mesmo e de Seu Filho ao dizer "reúh atáh ki aní, aní, vejam agora que Eu e Eu, ou que Eu, Eu. A pluralidade do יהוה único era, é, e sempre será. Devemos a prender que a pluralidade das manifestações divinas não equivale a três pessoas, o qual seria uma violação direta da Torah. יהוה Mesmo proíbe que qualquer outra Segunda ou terceira ou quarta "Pessoa יהוה Alhym" seja posta antes que Sua Kadosh presença. Ter uma "segunda pessoa יהוה" em frente a sua presença violaria Sua própria Torah, (Éxodo 20:3) sem mencionar Seu apetito. Qualquer coisa que emane dele em numerosas ocasiões bíblicas teria por definição que ser Ele, mas só como uma manifestação dele e certamente não outras pessoas, com vida nelas mesmas! יהושע recordou-nos que o Pai é o que tem primeiro que lhe dar autoridade de ter vida em Si mesmo, sendo que esta emana do Pai e lhe foi dada ao Filho (Yochanan 5:26).

Sendo que יהוה o Pai nunca apareceu aos humanos e no entanto sabemos que יהוה se manifestou aos humanos, não pode ter dúvida de que estas manifestações foram de Sua Palavra que veio a ser coroada com sua honra e glória e recebeu a coroação como o Filho eterno. Assim está escrito: "Tens exaltado tua palavra [junto com], teu Nome sobretudo (mediante uma coroação passada). Sua Palavra e Seu Nome יהוה são iguais e o mesmo segundo o Salmo 138:2. (A Edição das Escrituras ISR 1998; Sud África)

PARECIDOS

O que é excitante e no entanto completamente compreensível é o fato de que o Filho/Palavra exatamente como o Pai, não só em pensamento e em acordo e sim em verdadeira aparência para a humanidade. Rev. 1:12-16 confirma este fato, já que é uma descrição idêntica à do Filho do Homem (Ben Adam) que se encontra em Daniel em capítulo 7:9-10. Não só isso! Em ambas visões celestiais em Daniel 7:9-14 e em Revelação 5:1, tanto o Pai como o Filho se vêem interagindo juntos e ambos luzem iguais em Daniel como luzem em Revelação! De modo que vemos que tanto o Pai como o Filho existiram antes e após Bet’Lehem! Tanto o Pai e o Filho trabalham juntos, com o Pai como o Grande Arquiteto e o Filho como o verdadeiro Criador, como se vê em Génesis 1:26. Em Génesis 3:23 o Pai e o Filho estão conversando em pleno acordo, que o Edén tem que ser retirado por meio de fechar ao homem irregenerado. Génesis 11:6-7 uma vez mais monitora este sobrenatural trabalho de equipe.

O Mashiach יהושע era, é e sempre será a exata imagem do Pai invisível. Ele nos ensinou que quando alguém vê a Ele, efetivamente tem visto ao Pai (Yochanan 14:9). A glória e a luz do Pai encontram-se brilhando no rosto de Seu Filho יהושע (2 Cor. 4:4, Yochanan 14:9). Hebreus 1:3 afirma que יהושע é a "exata representação de Sua substância." Em 1 Cor. 15:47 encontramos que Rav Shaúl, em uma das mais claros linguagens da Escritura, chama ao Mashiach יהושע seu Kúrios ou Amo, o SEGUNDO ADAM DO CÉU! Ainda que manifestou-se como homem, foi manifestado ou produzido primeiro como o Filho de יהוה em sua unção e coroação celestial e enviado cá abaixo para herdar tanto a terra como a autoridade federal caída de Adam. Salmo 49:6-9 ensina que יהושע o Mashiach não seja também יהוה, não uma segunda pessoa e sim como a Palavra de יהוה vinda em carne, a humanidade nunca poderia ser salva e isentada. Segundo o verso 7 do Salmo 49: "Um irmão [ou outro simples humano] NÃO PODE ISENTAR A NINGUÉM EM ABSOLUTO!" Se יהושע não fosse יהוה, e não um simples homem, ainda estaríamos esperando a nosso Salvador. Salmo 49:8 passa a dizer que a redenção, quando chegar, será preciosa e custosa como um evento de uma única vez. Assim vemos que יהושע/a Palavra de יהוה veio, não simplesmente como um irmão humano maior e sim como o Filho de יהוה, para pagar o preço da redenção. Isso faz com que todas as demais tentativas de redenção sejam fúteis e que inevitavelmente cessarão por seu fracasso!

Yov confessou sua fé na preexistência de sua Salvador יהושע ao confessar que "Eu sei que meu redentor vive [produzido] e que no último dia [Ele] se parará sobre a terra [será engendrado]." Yov entendeu que antes de vir a esta terra, o Redentor existia como o eterno Redentor de יהוה, ordenado pelo Destino para vir a nossa terra. Gálatas 4:4 delineia esta excelente verdade. Na plenitude dos tempos, ou quando chegou o tempo de criar o tempo, o Filho de יהוה foi enviado de יהוה como יהוה, para depois nascer de uma mulher e poder estar assim sobre a terra, nascido sob a justa coberta da Torah, para isentar àqueles que já estão obedecendo a justa coberta da Torah, isto é, a Israel e aos que são como Yov! Note a sequência de eventos delineada neste versículo. Produzido e depois nascido no ventre!

PENSAMENTOS FINAIS SOBRE A FALACIOSA TRINDADE

A palavra Alhym por si mesma não prova três pessoas em uma trindade. Palavras como máyim, shamáyim, panáim,, (água, céu rosto) são todas plurais em construção somente, não em uso. Quando se aplica a יהוה, a palavra Alhym se usa somente com construções verbais em singular como: é, criou, disse, etc. Os seguintes deuses falsos individuais ao lado de יהוה são chamados alhym. Isto não faz a esses deuses uma trindade de pessoas. Baalberit em Juízes 8:33, Khemósh em Juízes 11:24, Dagón em Juízes 16:23, Ashtarót em I Reis 11:5, Balzebúb em II Reis 1:2-3, Nisrókh em II Reis 19:37, junto com o único bezerro de ouro de Éxodo 32:1-31, são chamados alhym! A todos estes deuses singulares são chamados alhym. Está alguém preparado para argumentar que estes deuses individuais são em realidade três personagens ou deuses em um único poste ou totem? Assim você e eu não devemos pensar que é estranho que se faça referência a יהוה como Alhym. Alhym simplesmente significa, a Palavra/Filho e Seu Poder Ruach, são todos UM ÚNICO Alhym! Ashtarót é uma deidade feminina singular no entanto apesar de seu nome feminino é chamado alhym pela Biblia, um claro substantivo PLURAL masculino. [http://www.3ns.sympatico.ca]

Génesis 32:24-28 diz que Alhym lutou com Jacob, no entanto um único ser singular está ali! Em Éxodo 7:1 a Moshê chama-se-lhe Alhym. Significa isso que Moshê era em realidade três pessoas que viviam no Vaticano? A Alhym chama-se-lhe nosso Pai (singular) em Malaki 2:10, não são três pessoas em um Pai! Segundo o Dicionário Bíblico de Smith, que Alhym se refira a uma pluralidade DE PESSOAS na Deidade, "dificilmente acha um apoio entre os eruditos." [http://www.3ns.sympatico.ca]. Ainda Yochanan Calvino, um trinitário até sua morte, admitiu que "alguém não poderia apoiar um ponto de vista trinitário baseado em nada no texto hebreu." Ibid.

Os únicos dois versículos utilizados em favor da posição trinitáriana na Brit Chadashá Grega é I Yochanan 5:7 na versão Reina-Valera. Quase todos os eruditos no entanto eliminaram esse versículo, reconhecendo universalmente que era um versículo ilegítimo acrescentado, que não aparece em NENHUM dos mais antigos manuscritos do Texto de Maioria. Ibid. Esse texto acrescentado diz assim na versão Reina-Valera: "Porque três são os que dão depoimento no céu, o Pai, o Verbo, e o Espírito Santo; e os três são um." A versão As Escrituras traduz este verso como: "Porque três são os que dão depoimento," seguido do verso 8: "o Espírito, a água e o sangue." A NVI, e a Bíblia das Américas confirmam esta tradução indicando de modo que os três que dão depoimento não são pessoas no céu senão três importantes testemunhas deixados para nós pelo Salvador mesmo como prova de sua qualidade de Filho, AQUI NA TERRA! Quanto ao outro chamado texto de prova trinitáriana, que se acha em Mateus 28:19, muitas traduções nem sequer incluem-no, já que parece ser uma adição tardia, talvez tão tardia como no ano 325 CE. No entanto, se está nos textos originais, que tenha só Um Nome para Alhym manifestado como o Pai, Filho e Ruach HaKodesh, ainda não prova nenhum tipo de invento sobre três pessoas. Note que as três manifestações têm o mesmo nome, de modo que as três têm que ser manifestações de um mesmo e idêntico personagem! יהוה echád, não três pessoas, o qual é politeísmo e não é a fé dos talmidím (discípulos) de nosso Mashiach יהושע!

O MATEUS DE SHEM TOV

Talvez o mais revelador é o Mateus Hebreu original que usaram os apóstolos e os crentes judeus primitivos. Hoje em dia este evangelho conhece-se como a versão Shem Tov Hebreia e não é surpresa que o dogma trinitáriano não se encontra. O Evangelho Hebreu de Mateus, utilizado pelos primitivos pais judeus Ante-Nicenos, diz no verso 19 de Mateus 28 como segue: "יהושע acercou-se e disse: ‘Todo poder [Todo Poderoso] me é dado no céu e na terra, vão e lhes ensinem a cumprir todas as coisas que eu lhes mandei.’" Isso é Torah, a qual é para sempre. Quiçá se os trinitárianos passassem mais tempo ensinando o que יהושע ensinou, que é a Torah, não teríamos que tratar com as nefastas fontes do Trinitaríssimo!

(Hebrew Gospel of Matthew; Mercer Press 1995; George Howard p.151.)

Quando o Pacto Renovado fala de Alhym conosco, não foi a pessoa #2 conosco e sim todo o ser da Palavra/Filho conosco. Vemos que a plena presença de יהוה estava no Mashiach segundo II Corintios 5:19. Segunda Timoteo 3:16 nos admoesta que o mistério do evangelho é em verdade grande, já que o Criador vivente יהושע o Todo poderoso, a Palavra de יהוה, apareceu em um corpo [como Emanu-EL], foi vindicado pelo Ruach [preparado e declarado reto para sua Missão], visto pelos anjos antes de vir à terra, pregado entre as nações, foi crido e elevado DE VOLTA à glória de seu Pai.

Selah.

Comentários

marcmarq78 disse…
Muito interessante este estudo! Parabéns! Acredito também na preexistência de Yeshua, no entanto, como sua encarnação no ventre de Miriam pode vim de encontro a expectativa Messiânica de Ysrael. No que diz respeito ao cumprimento das escrituras, como descendente de Davi segundo a carne. A grande dificuldade neste estudo é conciliar com o que foi exposto antes. A genealogia de Mateus é diferente de Lucas. Há indícios que Mateus trata da genealogia de Miriam e Lucas a de Yosef.Mas se Yeshua não é filho de Yosef e se as genealogias são sempre contadas a partir do homem se torna desnecessário tentar provar alguma filiação a Yosef. Da mesma forma ocorre com Miriam que na verdade segundo a teoria da encarnação se prestou apenas como "barriga de aluguel", tão pouco pode ser considerada mãe. Uma vez que é impossível dentro daquilo que o eterno estabeleceu, que uma mulher pode engravidar sem a semente do homem. Gostei muito do estudo, só para contribuir! Entendo que a preexistência de Yeshua não invalida sua manifestação natural entre Miriam e Yosef.O que faz da do nascimento ser especial não é o fato de ter nascido de uma virgem e sim o fato do Espírito do Eterno ter estado sobre ele( envolvendo com sua sombra) desde sua gestação, imprimindo sobre a criança todas as características do Mashiach de Israel. E-mail marquespsm@hotmail.com

Postagens mais visitadas deste blog

A Liderança de YaHWeH e o Papel da Família: Uma Reflexão sobre Autoridade, Auxílio e Amor

Análise do Livro de Jó: Justiça, Sofrimento e a Redenção Divina

O Corpo Humano e o Templo de YaHWeH: Uma Simbologia Profunda