O CONHECIMENTO QUE LIBERTA E O CONHECIMENTO QUE ESCRAVIZA

 



Por: Sha’ul Lamunier Ben Yahwdah, Teólogo YaHWd Netzari
Graduado pelo CATES – Centro Avançado de Teologia Ensinando de Sião
Filiado ao MJBI – Messianic Jewish Bible Institute e ao NetivYaH Bible Instruction Ministry – YaHWshalayim


Introdução

Desde os primórdios, o conhecimento tem sido a força que molda o destino da humanidade. Ele é o fogo sagrado que ilumina o entendimento, mas também pode se tornar a chama que consome a alma. O conhecimento é poder — poder de construir ou destruir, de libertar ou escravizar.

Na Torá, o primeiro ato humano ligado ao conhecimento foi também a primeira transgressão: comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal (עֵץ הַדַּעַת טוֹב וָרָע). O homem, ao desejar “ser como Elohim, conhecendo o bem e o mal” (Bereshit/Gênesis 3:5), abriu o portal da consciência e da responsabilidade moral — mas também se afastou da pureza do Gan Éden.


O Conhecimento que Expulsa

A expulsão do homem do Éden não foi uma punição arbitrária, mas uma consequência natural do mau uso do conhecimento. Adão e Havá desejaram o saber sem a maturidade espiritual necessária para discerni-lo. O fruto em si não era maligno; o problema estava na intenção — a busca do conhecimento divorciada da obediência.

Esse é o mesmo perigo que ronda os homens até hoje: o desejo de saber sem a disposição de submeter o saber à vontade de YaHWeH. O conhecimento, quando separado da reverência, gera orgulho, e o orgulho conduz à queda.


O Conhecimento que Liberta

Mas há outro tipo de conhecimento: aquele que reconcilia o homem com seu Criador. Yahwshua Ha’Mashiach revelou esse caminho ao dizer:

“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”
(Yochanan/João 8:32)

A palavra hebraica para “verdade” é אֱמֶת – Emet, composta pela primeira, a média e a última letra do alfabeto hebraico — Alef, Mem e Tav — simbolizando que a verdade de YaHWeH abrange o princípio, o meio e o fim de todas as coisas. Conhecer a verdade, portanto, não é apenas adquirir informação, mas entrar em comunhão com a própria essência do Criador, que é Emet.


A Escolha entre o Bem e o Mal

Na Torá está escrito:

“Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, a morte e o mal. (...) Escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência.”
(Devarim/Deuteronômio 30:15–19)

O conhecimento verdadeiro conduz à escolha correta. Saber o que é o bem e o mal não basta; é preciso decidir em favor do bem. O homem é livre para escolher, mas sua liberdade só se torna bênção quando guiada pela sabedoria que vem de Elohim.

A Torá e o Mashiach não nos oferecem apenas mandamentos, mas discernimento — a capacidade de distinguir entre o que edifica e o que corrompe.


Yahwshua: O Caminho, a Verdade e a Vida

Yahwshua declarou:

“Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.”
(Yochanan/João 14:6)

Nessas palavras se encontra a restauração do Éden. O conhecimento que outrora afastou o homem do Jardim agora se torna o portal de retorno — mas apenas através do Caminho (Derekh), da Verdade (Emet) e da Vida (Chayim) que é Yahwshua.

O verdadeiro conhecimento, portanto, não é intelectual, mas relacional. É a da’at Elohim — o conhecimento de YaHWeH — que transforma o homem à Sua imagem. Ele não infla o ego, mas molda o caráter. Não leva à ruína, mas à redenção.


O Conhecimento que Escraviza

O conhecimento sem verdade é o veneno disfarçado de sabedoria. Ele escraviza o homem a seus próprios desejos, ideologias e paixões. A mente que busca saber sem a luz do Ruach HaKodesh (Espírito Santo) se torna campo fértil para o erro.

O mundo moderno, ainda que saturado de informação, está carente de sabedoria. Muitos sabem muito, mas conhecem pouco do que realmente importa. O conhecimento errado é o novo ídolo do século. Ele oferece poder, mas não oferece paz.


Conclusão

O conhecimento molda o homem, e o homem molda o mundo. A diferença entre o Éden e o exílio está em como usamos o saber que recebemos. O conhecimento verdadeiro é luz — mas fora da obediência, ele se torna trevas.

A sabedoria Netzari nos ensina que o retorno ao Gan Éden não é geográfico, mas espiritual. O caminho de volta começa quando o homem reconhece que só há um conhecimento que conduz à vida: conhecer a YaHWeH através de Yahwshua Ha’Mashiach.

Pois, como está escrito:

“O temor de YaHWeH é o princípio do conhecimento; os insensatos desprezam a sabedoria e a instrução.”
(Mishlei/Provérbios 1:7)


Que o Da’at (conhecimento) que procede do Altíssimo te guie, te ilumine e te liberte.

🕎 CITAÇÕES BÍBLICAS

  1. Bereshit (Gênesis) 2:16–17

“E ordenou YaHWeH Elohim ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.”

  1. Bereshit (Gênesis) 3:5–7, 22–24

“Porque Elohim sabe que no dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como Elohim, conhecendo o bem e o mal.”
(...)
“Então disse YaHWeH Elohim: Eis que o homem é como um de nós, conhecendo o bem e o mal; agora, para que não estenda a mão e tome também da árvore da vida, e coma, e viva para sempre... enviou-o YaHWeH do jardim do Éden.”

  1. Devarim (Deuteronômio) 30:15–19

“Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, a morte e o mal. (...) Escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, amando a YaHWeH teu Elohim, dando ouvidos à Sua voz e te achegando a Ele, pois Ele é a tua vida.”

  1. Mishlei (Provérbios) 1:7

“O temor de YaHWeH é o princípio do conhecimento; os insensatos desprezam a sabedoria e a instrução.”

  1. Yochanan (João) 8:32

“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”

  1. Yochanan (João) 14:6

“Disse-lhe Yahwshua: Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.”

  1. Tehillim (Salmos) 119:105

“Lâmpada para os meus pés é a Tua palavra, e luz para o meu caminho.”

  1. Hoshea (Oséias) 4:6

“O Meu povo foi destruído porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também Eu te rejeitarei.”

  1. Romiyim (Romanos) 6:18

“E libertos do pecado, fostes feitos servos da justiça.”


📚 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  • As Escrituras Kadosh – Pra Nação de Yisrael.
    Edição Restaurada dos Nomes Sagrados, Monte Sião, 2015.

  • Torat Emet – A Verdadeira Torá de YaHWeH.
    Texto Hebraico com transliteração e tradução direta para o português. Jerusalém, NetivYaH Press, 2014.

  • Talmidim HaNetzarim: O Caminho Original dos Discípulos do Mashiach.
    Shaul ben Tsion (Org.). Jerusalém: MJBI/NetivYaH Publications, 2012.

  • Dicionário Hebraico-Strongs de Brown-Driver-Briggs.
    Lexicon Hebraico e Aramaico do Antigo Testamento. Sociedade Bíblica, 2010.

  • Comentário da Torá – Rashi e Ibn Ezra (versão restaurada).
    Tradução e notas do Centro de Estudos Avançados de Teologia de Sião (CATES), 2018.


✡️ Referências Teológicas e Conceituais

  • Da’at Elohim (דַּעַת אֱלֹהִים) – Conhecimento de Elohim. Conceito exposto em Hoshea 6:6 e Mishlei 2:5.

  • Emet (אֱמֶת) – Verdade. Termo que abrange o princípio (Alef), o meio (Mem) e o fim (Tav) — símbolo da plenitude divina.

  • Derekh (דֶּרֶךְ) – Caminho. Aplicado em Yochanan 14:6 para designar o Caminho de retorno ao Pai.

  • Chayim (חַיִּים) – Vida. Ligada à bênção e à escolha correta segundo Devarim 30.


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