A SÊDER DE יהוה E O PESSACH NO CONTEXTO RELIGIOSO MODERNO.

(1492 AC – 2009 DC).

PABLO LAMUNIER AZEVEDO MESQUITA*

* Pseudo: Sha’UL Lamunier Ben YaHWdá

* Teólogo Yahwd Netzari - Graduado pelo CATES - Centro Avançado de Teologia Ensinando de Sião, Filiado ao MJBI – Messianic Jewish Bible Institute e ao NetivYAH Bible Instruction Ministry - YaHWshalayim.

Está é uma segunda publicação; agora remasterizada!

INTRODUÇÃO

Nas Igrejas em todo o mundo, é costume celebrar a Sêder (ceia) de יהוה (YaHWeH) mensalmente e em alguns casos semanalmente, isso varia muito da doutrina litúrgica de cada denominação. Não é preciso aqui citar nomes! Mas estudaremos as diversas práticas.

Algumas igrejas evangélicas estabeleceram a Sêder no primeiro domingo do mês, em outras, no último, na igreja católica é conhecida como Eucaristia celebrada a cada missa.

O texto de apoio usado para a prática está em 1 Coríntios, Capitulo 11, 17-34, mas nem sempre ou nunca se observa o trecho referente a Sêder por inteiro e isso traz um sério problema na sua interpretação.

Essa é a forma correta de celebração? Por que as igrejas celebram desta forma? O que dizem as Escrituras a respeito? Ceia e Pessach são a mesma coisa?

Adiante buscaremos respostas para essas indagações.

DESENVOLVIMENTO

O passado para muitos ainda é sombrio e frio, o homem em sua arrogância e insubmissão vem a cada dia se afastando dos princípios morais e éticos deixados por יהוה, e por que não falar dos estatutos, tais como: Pessach, Matzot, Habicurim Shavuot, Shofarot, Yom Hakipurim, Sucot e outros?

יהוה em sua fidelidade trabalha até hoje para que todos sejam salvos, assim sempre haverá um remanescente, o qual יהוה usará para que sua palavra seja anunciada.

O grande problema é que o homem sofre da síndrome da corruptibilidade e deixa que em seu coração entre todo tipo de engano, e ministra como homem de יהוה na casa de יהוה. As pessoas que recebem estes ensinamentos nem sempre questionam, assim se prolifera o engano, e com o passar dos anos formam-se cartilhas e muitos deixam de observar a fonte de vida, o Tanach (V.T) utilizando-o como referência e nada mais.

Os estudiosos de hoje cometem os mesmo erros que cometeram os tais do passado e não pensem eles que virá o Mashiach para ensiná-los, como esperavam os patriarcas, pois Ele já veio e terminou sua obra. Cabe a nós concluirmos a nossa, crendo e recebendo de יהוה por meio de seu enviado a Rúach Hakôdesh (Espírito Santo) toda revelação da obra conclusa.

É difícil ver que os lideres das diversas denominações não entendem nem mesmo o que pregam: talvez este seja o problema. Pregam, mas não vivem! Não discernem o corpo de que deveriam fazem parte, mas יהוה é fiel e irá restaurar este corpo, limpará toda ferida como fez a Yov (Jó). Este representa a יהוה, tipifica o corpo limpo que posteriormente foi tocado por s.a.t.ã e no seu sofrimento profere palavras contra יהוה e nem seus amigos sábios puderam perceber este mal, tendo-o ainda como justo, até que um jovem chamado Elihu, cheio da Rúach Hakôdesh toma a palavra e declara a culpa de Yov, que por sua vez, se arrepende e é restaurado.

Da mesma forma acontece com a Kahal (congregação), mas é tempo de ouvir a יהוה Ulhim de Israel e se arrepender.

Será que o corpo está sendo bem distinguido pela Kehilá (congregação)? Quando se reúnem num lugar o que estão celebrando, é a Sêder de יהוה?

Para entender qualquer texto, necessário se faz buscar a linha de pensamento ‘cultura’ do autor.

“INSTRUÇÃO QUANTO A CELEBRAÇÃO DA SÊDER DE יהוה

(1 Corintya 11) 17. Ora, ao vos declarar isto, eu não vos recomendo, uma vez que, quando vos ajuntais, não progredis, mas vos tornais pior.

18 Pois, antes de tudo, ouvi que há divisão entre vós quando vos reunis na congregação Yisraelita, e eu, em parte, o creio.

19 Porquanto, deve haver controvérsias e também heresias entre vós, nisto, os que são aprovados hão de se manifestar entre vós.

20 Quando vos reunis, portanto, num lugar, como o Yisrael que sois, não comais nem bebais inapropriadamente num dia de Shabbat, o dia do nosso Soberano.

21 Pois, ao comerdes, cada um toma, primeiramente, a sua própria Sêder; e um fica com forme, e outro, embebedado.

22 Até quando continuará? Não tendes casas onde comer e beber o alento? Ou, menosprezais a congregação Yisraelita de יהוה, e envergonhais os que nada têm? Que vos direi? Darei tehilla a vós por isto? Já não vos darei tehilla.

23 Porque eu recebi de יהוה aquilo que também vos entreguei que o Mestre יהושע (YaHWshua) na mesma noite em que Ele foi traído, tomou o lechem:

24 E tendo Ele proferido a bracha, Ele o partiu, e disse, Tomai, comei: isto é o Meu corpo, que é quebrado por vós; fazei isto em lembrança de Mim.

25 A seguir, do mesmo modo, Ele tomou também o cálice do kiddush, depois de haver ceado, dizendo, Este é o cálice da geulah (redenção) que é a Brit Chadasha (nova aliança) no Meu dahm (sangue); fazei isto, sempre que o beberdes, em lembrança de Mim.

26 Porquanto, sempre que vós comerdes este lechem (pão) e beberdes este cálice, vós confirmareis a morte de יהושע até que Ele retorne.

27 Portanto, todo aquele que comer deste lechem e beber deste cálice do Soberano יהוה, indignamente, será culpado do corpo e do dahm do Soberano יהוה.

28 Mas examine-se o homem a si mesmo, e, assim, como deste lechem, e beba deste cálice.

29 Porque o que comoe e bebe indignamente, come e bebe trazendo dano para si mesmo, não discernindo o corpo do Soberano יהוה.

30 Por esta razão, muitos se acham fracos e doentes entre vós, e muitos, estão mortos.

31 Porquanto, se nós julgássemos a nós mesmos, nós não seríamos julgados.

32 Mas quando somos julgados, nós somos disciplinados por יהוה, a fim de não sermos condenados com o olam hazeh (este mundo).

33 Portanto, meus irmãos Yisraelitas, quando vos reunis para comer, aguardai uns pelos outros.

34 E se algum homem tiver fome, coma em casa; de modo que, quando vos reunirdes, não seja para condenação. E aos demais procedimentos da Pessach, eu porei em ordem quando eu chegar até vós.”.

O verso 20 do texto citado, deixa claro que a Sêder é composto do pão e do calice de vinho, e de seu cordeiro. Este foi dada por יהוה e não por יהושע.

Vejamos algumas palavras de יהושע:

(Yachanan 18) 11 Então, יהושע disse a Kefa, Põe tua espada nabainha; não beberei Eu, portanto, o cálice que Meu Abba Me deu?”

(Marcos 10) 39 E eles Lhe disseram, Nós podemos. E יהושע disselhes, Vós realmente bebereis do cálice que Eu hei de beber; e com a mikvah com que Eu sou imerso, sereis imersos:

Observe como Sha’ul fala no verso 23, que recebeu de יהוה o que também ensinou, citando a noite em que יהושע foi traido, onde toma o pão e o cálice. No verso 21 podemos ver claramente Sha’ul exortando os que estavam antecipando, removendo do contexto original, o ritual, bem como vemos nas Kehilot (cogregações) atuais, a bel prazer! E por isso se encaixam perfeitamente no verso 30, por causa disso estão dormindo para a verdade e doentes.

As traduções foram feitas por pessoas tendenciosas, gerando alguns pontos de dificil intepretação, mas que de modo algum retiram a legitimidade dos fatos que nos são revelados pela Rúach Hakôdesh.

Na noite da traição, יהושע pede a seus dicipulos para lhe preparar a Sêder de Pessach, embora o texto diga ser chegada a festa dos pães ázimos, podemos entender ser uma aproximação, não o dia da festa própriamente. Sabendo יהושע de seu sofrimento, antecipa em algumas horas a Sêder pois não se faria presente no momento em que Israel estaría à mesa, mas Ele se poría à mesa na forma de Cordeiro. Ora, tendo Ele autoridade para dizer (e ser) o Dono do Shabbat, não teria para antecipar a Sêder? Pois Elohim também permitiu uma abertura no mês segundo, para que aquele que não estivesse em condições, pudesse celebrar o Pessach no mês senguinte.

Conforme a ordenança de יהוה os momentos que seguem a Sêder de Pessach tornam-se um grande Shabbaton, e nesse dia nenhuma obra deve ser feita, o que reforça a interpretação de יהושע antecipando a Sêder (confira Gráfico da semana abaixo) e logo em seguida foi preso, e uma série de eventos continuam a acontecer, em questão de horas Ele é morto, logo a seguir vem o Yom Shabbaton (grande dia shabat). O 15 de Aviv!

(Yochanan 19) 31 Os Yahudim consideraram que era o Dia da Preparação, a fim do que os corpos não permanecessem sobre a estaca no Shabbat, “porquanto esse dia de Shabbat era um grande dia” rogaram a Pilate que se lhes quebrassem as pernas, e que eles fossem tirados”.

Podemos afirmar que Ele se prepara no fim do dia 13 e entra no dia 14 celebrando a sêder, o que não invalida a Sêder de Pessach que seria celebrado ao findar do dia 14 e entraria no dia 15 como Pessach. (Verifique o referido Gráfico da semana)

O memorial estabelecido na Torá, não sofre alterações em relação as ordenanças, mas é sobreposto por um novo e perfeito, como pode ser visto no verso 25 de 1 Coríntios 11, já citado e comparado com Hebreus, Capitulo 8, que é bem claro em relação ao dia em que o povo hebreu foi tirado de Mitzrayim.

(Hebreus 8) 8 Pois, ao ter encontrado dolo neles, disse, Eis que vêm dias, diz o Soberano יהוה , em que Eu firmarei uma Brit Chadasha com a Beit Yisrael e com a Beit Yahudah:

9 Não de acordo com a brit que Eu fiz com seus ahvot, no dia em que Eu os tomei pela mão para os conduzir para fora da terra de Mitzrayim; porque eles não continuaram na Minha brit, Eu não os considerei, diz o Soberano יהוה.

13 Haja visto que Ele diz, Um novo sacerdócio, Ele tornou velho o primeiro. Ora, aquilo que decai e se torna velho, está prestes a desaparecer”.

O objetivo deste texto é desmistificar a Sêder de יהוה, e para isso certamente teremos como base a Torá, pois é aqui que encontraremos a primeira Sêder de Pessach. Vamos então ao texto de Shemot, Capitulo 12: O que disse יהוה a Moshe? -Separe para vós um cordeiro macho sem defeito, no décimo quarto dia À TARDE (ao entrar o décimo quinto) o imolareis e o comereis com vinho e pão não fermentados, devendo ser feito assim de geração em geração na contagem dos dias e meses de acordo com o estatuto dado por יהוה.

Hoje, se interrogarmos um yahwd sobre qual seja este dia certamente ele o saberá. Podemos recorrer também à internet onde facilmente encontraremos o calendário hebreu e sua correspondência com o romano, desta forma identificando o dia 14 de Aviv.

Não é segredo que o cordeiro do Pessach encontrado no livro de Shemot e nos seguintes, tipificava o Mashiach que haveria de vir e que veio e voltará.

“De acordo com a tradição, a primeira celebração de Pessach ocorreu há 3500 anos”.

pt.wikipedia.org/wiki/Pessach

“A INSTITUIÇÃO DO PESSACH”

(Shemot 12) 1. E יהוה falou a Moshe e Aharon na terra de Mitzrayim (Egito) dizendo,

2 Este mês será para vós o começo dos meses: vos será o primeiro mês do ano.

3 Fala a toda a congregação de Yisrael, dizendo, No décimo dia deste mês eles tomarão para si mesmos, todo homem um cordeiro, de acordo com a bayit (casa) dos seus ahvot (pais) um cordeiro para uma bayit:

4 E se a família for muito pequena para o cordeiro, tomai e leve o seu vizinho mais próximo da sua bayit de acordo com o número das suas criaturas; todo homem de acordo com as suas necessidades, vós fareis vossa conta para o cordeiro.

5 Vosso cordeiro será sem defeito, um macho de primeiro ano: vós o tirareis dentre as ovelhas, ou das cabras:

6 E vós os guardareis até o décimo quarto dia do mesmo mês: e toda a assembléia da congregação de Yisrael os matará entre os crepúsculos.

7 E eles tomarão do dahm, e o passarão sobre as duas ombreiras de cada lado e na ombreira superior da porta das suas batiym (casas) em que eles o comerem.

8 E eles comerão a carne naquela noite, assado ao fogo, e matzah (pão sem fermento); e com ervas amargas eles o comerão.

9 Não comereis nada dele cru, nem cozido, ou fervido nada com mayim (águas) mas assado ao fogo; sua cabeça com suas pernas, com as partes interiores.

10 E vós não deixareis que nada dele permaneça até a manhã; e que aquilo que restar até a manhã vós queimareis com fogo.

11 E assim será como vós comereis dele; com vossos lombos vestidos, vossas sandálias em vossos pés, e o vosso cajado em vossa mão; e vós comereis dele em uma grande pressa: é a Pessach de יהוה.

12 Porque Eu passarei pela terra de Mitzrayim esta noite, e ferirei todo o bachor (primogenito) na terra de Mitzrayim, homem e besta; e contra todos os elohim (deuses) de Mitzrayim. Eu executarei mishpat (juizo): Eu sou יהוה.

13 E o dahm vos será por um ot sobre as batiym onde vós estiverdes: e quando Eu ver o dahm, Eu passarei sobre vós, e a praga não estará sobre vós para vos destruir, quando Eu ferir a terra de Mitzrayim.

14 E este dia vos será um memorial; e vós devereis shomer (guardar) como uma moed (festa) a יהוה ao longo de vossas gerações; vós devereis shomer ele como uma moed por um mishpat (ordenaça) le-olam-va-ed.

15 Sete dias devereis vós comer matzah; ainda no primeiro dia vos tirareis o chametz (fermento) para fora de vossas batiym: pois quem comer lechem com chametz do primeiro dia até o sétimo dia, esse vivente será cortado de Yisrael.

16 E no primeiro dia haverá uma mikra kodesh (santa reunião) e no sétimo dia haverá uma mikra kodesh por vós; de maneira alguma obras serão feitas neles, exceto aquilo que cada homem deva comer, aquilo que somente possa ser feito por vós.

17 E vós devereis observar Chag Matzoth (festas dos pães asmos); pois neste mesmo dia Eu tirei vossos exércitos da terra de Mitzrayim: então devereis vós observar este dia em vossas gerações por um mishpat le-olam-va-ed.

18 No décimo quarto dia do mês entre os crepúsculos, vós comereis matzah no primeiro mês, até o vigésimo primeiro dia do mês no crepúsculo.

19 Sete dias não se ache chametz em vossas batiym: pois quem comer daquilo que for chametz, esta mesma alma será cortada da congregação de Yisrael, se fôr um ger, ou nascido na terra.

20 Vós não comereis qualquer coisa com chametz; em todas as vossas habitações vós devereis comer matzah.

21 Então Moshe chamou a todos os zechanim (anciões) de Yisrael, e disse-lhes, Escolham e tomem um cordeiro conforme com vossas mishpachot (famílias) e matem a Pessach.

22 E vós tomareis um molho de hissopo, e o imergirá no dahm que está na bacia, e passai-o na padieira e nas duas ombreiras de lado com o dahm que está na bacia; e nenhum de vós sairá a porta da vossa bayit até a manhã.

23 Pois יהוה passará para feris os Mitzrim; e quando Ele vê o dahm na padieira, e nos dois umbrais de lado, יהוה passará sobre a porta, e não permitirá o destruidor entrar para vossas batiym para vos ferir.

24 E vós observareis esta palavra como um mishpat para vós, e para vossos filhos le-olam-va-ed.

25 E virá a ocorrer que, quando vós chegardes a terra que יהוה vos dará, segundo como Ele tem prometido, então vós devereis shomer este serviço.

26 E se sucederá que, quando os vossos filhos disserem a vós, O que vós quereis dizer através deste serviço?

27 Então vós direis, Este é o sacrifício da Pessach de יהוה, que passou sobre as batiym dos filhos de Yisrael em Mitzrayim, quando Ele feriu os Mitzrim, e livrou nossas batiym. E o povo inclinou suas cabeças e adorou.

28 E os filhos de Yisrael foram embora, e fizeram como יהוה tinha ordenado a Moshe e Aharon, assim eles fizeram”.

Após a leitura deste texto, fica explicito que יהוה estabelece um memorial e dá ao povo yahwd toda a receita do mesmo. Neste memorial está contida a Sêder que nada mais é do que um banquete com alguns símbolos, que mais tarde culminariam no sacrifício do Mashiach.

Mesmo entendendo que aqui está um memorial, ainda há divergências na leitura do texto com relação aos dias quatorze e quinze. Muitos interpretam o dia quatorze como o dia do Pessach e o dia quinze separadamente como o Shabbat solene, início da festa de Chag HaMatzot, quando na verdade o Pessach é celebrado no dia quinze, justamente no início da festa.

Pois no dia quatorze á ordem de יהוה foi para que se sacrificar o Cordeiro do Pessach. Esse cordeiro era sacrificado para o dia quinze, sendo imolado no crepúsculo da tarde do dia quatorze para entrar no dia do Pessach na primeira hora do dia. (Consulte o Gráfico da semana)

“Pessach (do hebraico פסח, ou seja, passagem) é o nome do sacrifício executado em 14 de Aviv segundo o calendário yahwd e que precede a Festa dos Pães Ázimos (Chag haMatzot). Geralmente o nome Pessach é associado a esta festa também, que celebra e recorda a libertação do povo de Israel de Mitzrayim (Egito) conforme narrado no livro de Shemot (Êxodo)”.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pessach

Se Pessach significa “passar sobre” então, há mais uma evidência que o dia do Pessach é mesmo o dia quinze de Aviv, pois à meia noite יהוה passou sobre as casas que estavam marcadas e não permitiu o destruidor entrar (noite do dia quinze).

A Brit Chadasha (NT) em conformidade com o Tanach, confirma que esse dia quatorze é o dia da preparação, se é o dia da preparação, então não é o Pessach.

(Luka 23) 52 Este homem dirigiu-se até Pilate, e pediu o corpo de יהושע.

53 E descendo-O, envolveu num linho, e o colocou num sepulcro que fora talhado por dentro numa rocha, no qual antes nenhum homem fora sepultado.

54 E aquele dia era o da preparação, e o Shabbat se aproximava.

Enfim, deste memorial surgiu a Sêder celebrado na noite do dia quinze, após toda a preparação do dia anterior, que corresponde exatamente ao mesmo dia da celebração da chamada Sêder de יהוה, encontrada na Brit HaDasha em todos os quatro evangelhos.

“CELEBRAÇÃO DE PESSACH NA ÉPOCA DO SEGUNDO TEMPLO.

“Em 14 de Aviv, pela manhã, o Hametz (alimento fermentado) era eliminado e os sacerdotes do Templo preparavam-se para Pessach. O trabalho secular encerrava-se ao meio dia e iniciavam-se os sacrifícios às quinze horas.

Deixando o templo, cada família carregava seu animal sacrificado e o assava, fazendo em suas casas uma Sêder festiva, onde todos se vestiam de branco. Esta Sêder seguia os princípios da atual Sêder de Pessach, com exceção da inclusão do cordeiro pascal. Após a Sêder, muitos iam para as ruas festejar, enquanto outros iam para o Templo, que abria suas portas à meia-noite.

Com a destruição do Segundo Templo, a impossibilidade de haver um local de reunião e sacrifício tornou inviável o prosseguimento dos sacrifícios de cordeiros. Inicia-se então a transformação de Pessach em uma noite de lembranças, sem o sacrifício pascal.

A COMEMORAÇÃO DE PESSACH

A cada geração cada ser humano deve-se ver como se ele pessoalmente tivesse saído de Mitzrayim. Pois está escrito: "Você deverá contar aos seus filhos, neste dia, "יהוה fez estes milagres para mim, quando eu saí de Mitzrayim".

A festa de Pessach é antes de tudo uma festa familiar, onde nas primeiras duas noites (somente na primeira em Israel) é realizado um jantar especial chamado de Sêder de Pessach. Desta refeição somente devem participar yahwdim e gentios convertidos ao Mashiach”.

www.judaismomessianico.net/pessach.htm

CALENDÁRIO DA SEMANA REPRESENTATIVO DA MORTE E DA RESSURREIÇÃO DE יהושע (O PESSACH)


Chave explicativa: O Gráfico propõe ao leitor um fácil entendimento do dia Hebreu, demontrando o início do dia em sua primeira hora, que o diferencia do calendário romano. As marcações demonstram os acontecimentos em suas ordens. Vale lembrar que, quando a Palavra diz que יהושע ficaria três dias e três noites no coração da terra, está dizendo de forma literal (72 h). Usando o Gráfico, pode-se contar de forma correta este período, com o cuidado da associação entre cores e eventos.

GRÁFICOS PARA COMPARAÇÃO


Chave explicativa: O Gráfico propõe uma interpretação simbólica de fatos históricos e escatológicos. Na ordenaça de יהוה, para se observar o Shabbat, há uma intenção do Eterno de retorno. Yochanan HaMikvê, usado por יהוה, convida o homem a esse retorno, quando chama-nos ao arrependimento. Demonstra também os dois Shabbatot ocorridos na semana da morte e ressurreição de יהושע, e sua correlação com o Reino Milenar e o Reino de יהוה.

O Shabbat é a pura revelação de יהוה em trazer o homem de volta para o Éden e a comunhão com Ele. Os acontecimento da semana da ressurreição estão entrelaçados com os milênios já ocorridos e o por vir, lembrando que já passaram-se cinco milênios e só resta um antes do Reino de יהוה, e é justamente o Reino do Mashiach (a sexta-feira / sexto milênio). É importante que o leitor veja dentro deste Gráfico a semana comum e a semana milenar, terminada no descanso eterno, na transição do Reino de יהושע para o Reino Eterno de יהוה.

CONCLUSÃO

O corpo é a palavra de יהוה, assim as pessoas devem saber discernir o corpo pela Palavra, que também é יהושע o cordeiro imolado. Faz-se necessário entender o que o apóstolo Yochanan disse no início de seus escritos:

(Yochanan 1) 1Beresheeth era a Miltha, e a Torah Vivendo, e a Torah Vivendo estava com יהוה , e a Torah Vivendo era יהוה.

14 E a Torah Vivendo se fez carne, e habitou entre nós, e nós vimos a Sua tifereth, a tifereth do unigênito nascido do Abba, cheio do favor imerecido e emet”.

É preciso discernir o corpo para não contrair juizo, isso só poder ser feito através do estudo da palavra por meio da Rúach Hakôdesh.

Interessante como יהושע durante a celebração da Sêder toma um cálice e o abençoa, depois toma outro cálice e declara ser o sangue da nova aliança que seria derramado para remissão de pecados. Provavelmente Ele não bebe esse cálice, pois Ele mesmo declara ser seu sangue e por dizer que é sangue derramado pelo povo, o mais provavel é que Ele tenha derramado este conteúdo.

Pois a um yahwd ou prosélito é proíbido o comer ou berber tal coisa.

Outro ponto interessante é o fato de estarem usando estes elementos como símbolo do que estava naquele momento prestes a ocorrer, pois em seguida começa seu sofrimento como Cordeiro do Pessach e seu sangue é derramado como já era simbolizado desde Mitzrayim, e mesmo antes quando Avrahan oferece sacrifício.

Há um grave problema com a interpretação da crucificação, sobre o qual discorreremos ainda neste artigo. Primeiro, Sexta-Feira Santa nunca existiu, se assim o fosse não seria possível contar três dias na sepultura como profetizado. Mas as Escrituras nos dizem que aquele era o dia da preparação que antecede o Shabbat, mas que Shabbat? O Shabbat solene, o dia quinze de Aviv que nessa ocasião caiu numa quinta-feira, por isso nós vemos as mulheres depois do Shabbat (na ocasião sexta-feira) irem comprar incenso e ao final do Shabbat elas vão ao sepulcro, e lá Ele já não estava. Obs. NOS DIAS DO MASHIACH HAVIAM TRÊS CALENDÁRIOS EM VIGOR POR ISSO A OCORRÊNCIA DE DOIS SHABBATOT SEGUIDOS NA SEMANA DE CHAG HAMATZOT.

Lucas irá nos abrir caminho para a revelação á nivel Remez e Drash:

(Luka 23) 53 E descendo-O, envolveu num linho, e o colocou num sepulcro que fora talhado por dentro numa rocha, no qual antes nenhum homem fora sepultado.

54 E aquele dia era o da preparação, e o Shabbat se aproximava.

O livro de Marcos nos dá uma boa noção dos acontecimentos:

“(Marcos 16) 1 E quando o Shabbat havia passado, Miryam de Magdala, e Miryam, a eema de Yaakov, e Shlomo, tinham comprado especiarias suaves para irem no intuito de ungi-Lo”.

Então vemos antes do Shabbat o sepultamento, após este descanso como ordena o mandamento, as mulheres preparam aromas, logo elas descansam o 2º Shabbat que é o semanal.

(Luka 23) 56 E eles voltaram, e prepararam especiarias e unguentos; e descansaram no dia do Shabbat, conforme o mandamento”.

E a finalização de Matitiyahu:

(Matitiyahw 28) 1 Na noite do Shabbat, quando começava o alvorecer, ao entrar o primeiro da semana, vieram Miryam de Magdala e a outra Miryam, para ver o sepulcro”.

Aí está a única forma de se contar três dias sepultado.

Por fim, Sêder e Pessach não são duas coisas distintas mas uma única coisa: PESSACH!

Assim como Sha’ul recebeu e ensinou assim também devemos ensinar. E não foi um kidush de Shabbat mas PESSACH!

Desperta, ó tu que dormes!!!

BIBLIOGRAFIA:

A Restauração Das Escrituras Edição Verdadeiro Nome

Rabbi Moshe Yoseph Koniuchowsky

Your Arms To Yisrael

North Miami Beach, Florida – 2007, 2008 CE

Direitos Autorais © 2009 CE

Art Wolfenson

To The Ends Of The Earth, Inc.

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