O PESSACH NA REALIDADE MODERNA.

Pessach, palavra pouco conhecida no Brasil e em outras partes do mundo. Seu significado encontra-se no maior e mais conhecido Livro da história, a Bíblia (Tanach).
O pessach quer dizer: Páscoa!
É um dia do ano, separado por D-us para que a humanidade lembre-se da salvação que ele mesmo deu a todos.
Nos tempos de Moshe (Moisés) D-us fez uma aliança com o povo Judeu. Lançou uma praga destruidora contra os egípcios matando todos os primogênitos, guardando o povo escolhido do flagelo.
A forma escolhida para proteger o povo, foi o sacrifício de muitos cordeiros, um para cada família. O sangue do sacrifício foi posto nos portais, de todas as casas onde houvesse judeus (e prozelitos). Isso fez o anjo destruidor pular todas as casas judias e houve morte entre os egípcios.
Quando D-us chamou Moshe e lhe instruiu a respeito desta aliança, disse que aquele seria o primeiro mês do ano e que ao décimo dia daquele mesmo mês, fosse separado o cordeiro do sacrifício. Que só seria sacrificado no décimo quarto dia do mesmo mês, na virada do dia. O dia que D-us chamou pessach e ordenou que o guardasse em todas às gerações judias.
D-us chamou Moshe no primeiro dia daquele ano. Isso se prova, quando D-us diz (Ao décimo dia deste mês).* Fica explicito que, se contaria dez dias.
Todo judeu e peregrino recebe uma mesma ordem:
“E este dia vos será por memorial, e celebrá-lo-eis por festa ao ADONAI; através das vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo”. Ex 12:14
“Quanto à assembléia, haverá um mesmo estatuto para vós e para o estrangeiro que peregrinar convosco, estatuto perpétuo nas vossas gerações; como vós, assim será o peregrino perante o ADONAI”. Nm 15:15
Não resta dúvida quanto à vontade de D-us. Tudo foi preparado para ser cumprido.
“Pois eu, o ADONAI, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos”. Ml 3:6
“Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido”. Mt 5:18
“Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão”. Mc 13:31
Textos como estes, reprimem qualquer expressão humana de se satisfazer, utilizando-se de suas vontades.
Ao longo da história, a ordem que D-us deu aos judeus para que celebrassem o pessach, foi por muitas vezes desobedecida e esquecida. E assim, receberam como conseqüências duras penas, tais como: o cativeiro Assírio e Babilônico.
Sendo capazes de esquecer este memorial conseqüentemente esqueceram todo o resto. E seguiram outros deuses que lhes foram apresentados, talvez pensando que fosse o seu D-us. Não foram capazes de discernir a verdade.
Quando se esquece o caminho da fonte corre-se o risco de padecer. Veja:
2Rs 17-3:23
2Rs 23-21:23
2Rs 24-10:17
Não há justificativa para o ser humano estabelecer sua própria forma de celebrar o pessach, uma vez que o próprio Yeshua cumpriu e se alegrou, em todas à vezes que subia a Yerushaláyim, juntamente com sua família para a festa, como era costume. Por trinta e três anos ele o fez. Até se fazer o próprio sacrifício do pessach, quando estabelece uma nova aliança firmada em seu corpo e sangue.
Porém não propôs um novo rito. Mas disse:
“Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim”. Lc 22:19
E Paulo Confirma:
“Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo pacto no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim”. 1 Co 11:25
Este sacrifício acontece no dia exato como D-us havia simbolizado que deveria ser. Pois o sacrifício anterior era transitório e o que é transitório está prestes a ser substituído.
Não há um só versículo que aponte um tempo, fora do tempo que D-us determinou. Mas há um que diz:
“Porque quem come e bebe, come e bebe para sua própria condenação, se não discernir o corpo do Senhor (Mashiach)”. 1Co 11:29
D-us não é D-us de confusão; Ele é fiel e verdadeiro, e não abandona os seus.
A primeira e a segunda aliança foram feitas com o povo judeu. Não houve aliança com os gentios.
Na noite que Yeshua celebra a última ceia do pessach, estabelece a nova aliança. Ele a faz com os judeus (seus discípulos). Não havendo com ele um gentio se quer, mas judeus apenas. O gentio Participa desta aliança, quando entende que são peregrinos entre os judeus e isso é incontestável.
A partir deste momento a nova aliança passa a valer para o povo gentio. Ex.: Eu aceito Yeshua judeu e ele me aceita como peregrino.
Não podemos esquecer de certo versículo que diz:
“Mas, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados; quando, porém, somos julgados pelo ADONAI, somos corrigidos, para não sermos condenados com o mundo”. Co 11:31:32
Quem pode mudar a palavra de D-us? Quem pode dizer: que o Homem seja elevado ao céu?
Ninguem pode!
É evidente que não podemos fazer o que queremos, quando a matéria é a Palavra de D-us. Pois é ela mesma que nos julgará.
“Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Mas não useis da liberdade para dar ocasião à carne, antes pelo amor servi-vos uns aos outros”. Gl 5:13
Estamos libertos da lei? Sim! Mas se amamos a D-us, então pela fé (Emunah) obedeceremos os seus mandamentos, porque isso nos é permitido. Estamos sob a graça? Sim! Mas não devemos tirar proveito disso para cobrir nossos erros, de outra forma D-us nos teria como culpados.
Façamos o que é certo, pois para isso fomos chamados!
Conheça suas raízes para se conhecer!
Por: Pablo Lamounier
Pesquise insistentemente todos os versículos citado, compare e julgue se está correto.
Êx 12-1:28 - Lv 23-1:6 - Nm 9-1:14 Dt 16-1:8 - 2 Reis 23-21:23 - Ed 6-19:22 - Mt 26-1:2 - Jo 13:1 - Lc 22-14:20 - Lc 2-41:47 - 1 Co 5-7:13 - 1 Co 11-1:6 - Hb 11-28.
Comentários
Que a Chessed do Eterno esteja sobre sua vida e de sua família.
No Mashiash,
Moshe Alves
Que o Eterno te abençoe, e te dê cada dia mais sabedoria,
No Mashiach Yeshua,
Valeria